quinta-feira, 7 de outubro de 2010

RESPEITÁVEL PÚBLICO... O SHOW NÃO PODE PARAR!!!

Para quem gosta de eleições, nada como um segundo turno. Aproveitar seu domingo para realizar o ato cívico, degustar cada segundo diante das urnas como quem sorve um néctar dos deuses. Sim, no dia 31 de outubro seremos obrigados, em nossa pretensa democracia, a votar, a escolher quem vai ficar à frente do governo nos proximos quatro anos. A pessoa na qual vamos depositar nossas frustrações e culpar por nossas omissões, por nossa inércia.
Dilma Roussef , com sua inexpressividade, suas chapinhas e sua absoluta falta de carisma, passa a correr riscos. Ela, assim como muita gente, pensava que a simples presença do mais querido presidente brasileiro de todos os tempos agora nesse segundo seria suficiente para ganhar no primeiro turno... não foi.
O fato de ser uma mulher, a primeira com reais chances de chegar lá, não mudou em nada o humor dos eleitores. Quem viu algum debate na tv sabe que Dilma tem dificuldades para convencer até seus eleitores mais elementares, ainda mais quando o assunto é polêmico.
José Serra, por outro lado, é macaco velho. Mas, nesse caso, tão velho que já está passando do ponto. Ele é lento, lerdo e saudosista demais. A qualquer pergunta, sempre citava sua passagem no governo de São Paulo... "Quando eu fui governador de São Paulo...". ou seja, ao invés de olhar para o futuro retumbante, mirava seu passado cheio de poluição da grande metrópole. Sua presença nos debates dava sono. A impressão era a de que ele estava confortavelmente esperando o fim da eleição no primeiro turno para descansar, pescando às margens do Tietê.
Para complicar isso tudo, havia a Marina. Talvez o fato dela ser muito magra e virtualmente invisível de perfil, tenha influenciado os institutos de pesquisas, que erraram feio, mais uma vez, e não detectaram os milhões de votos ambientalistas evangélicos da candidata. Por causa disso, teremos o tal segundo turno. E o pior, não teremos Plínio para alegrar o ambiente.
Enquanto isso, já com seu novo/velho governador, o Rio retoma sua vocação, a de cidade da aventura. A novidade é que os arrastões saíram das areias de Ipanema e invadiram as ruas da cidade. É uma versão upgrade. Pois, se na praia os bandidos usavam bermudas e raramente estavam armados, nas esquinas, eles portam metralhadoras, fuzis e granadas.
A desculpa oficial é a de que as UPPs estão expulsando os meliantes para o asfalto. Se é assim, por que não previram e tomaram atitude? Se previram, então o problema é maior, e a impressão é a de que estão empurrando sujeira para debaixo do tapete.
Nesse ritmo, os mega eventos de 2014 e 2016 passam a ser incógnitas no país da Tropa de elite 2...

Nenhum comentário: